domingo, 10 de abril de 2011

O que é ser uma Novichê?

Eu, em Casa. (Foto: Mazé Mixo)
Sou Preta Leotério, novichê. Uma não-iniciada no culto dos Voduns. Mas ser novichê é muito maior que isso. Pertenço a um Hùnkpámè na cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Apesar de ser um pouco distante da minha residência, tenho muito confiança nos motivos e Forças me levamaté lá a cada semana
É ser pequenininha e acolhida. É se sentar no zan pra ouvir histórias, aprender os afazeres, ouvir muito e falar quase nada. É respeitar quem chegou antes, porque foram eles que garantiram que estivéssemos aqui.
Sou absolutamente convicta do que quero para minha vida. Tenho dezenove anos e quero ser uma vodunsì. Acabei descobrindo que a religião é para servir. Além de servir aos nossos irmãos em fé, mutuamente, servir aos Voduns, que controlam e governam nossa caminhada. Eles que estão sempre presentes, sempre ouvem, sempre veem.
Vodun é força, é vida, transformação e cuidado. É ancestral. É em respeito a ancestralidade que o culto acontece. Porque minha mãe  foi cuidada, bem como a mãe de minha mãe, a mãe da mãe de minha mãe... Eu respeito esse sangue, essa origem. E me curvo. Porque sou tão pequena e vejo tanta fé, tanto amor, que sou contagiada. Quero ver cada vez mais. Família unida, permanece unica e perpetua o axé do Hùnkpámè!
Descobri ainda o conceito de família-de-santo, de esperar o tempo, respeitar opiniões e métodos. Este blog está sendo criado pra isso: compartilhar angústias, descobertas, medos e alegrias. Mas também quero 'ouvir', saber de outras experiências e pensamentos. O blog está aqui pelos que vieram antes de mim, por mim e pelos que virão depois. E espero acolhê-los como meus irmãos fizeram comigo.

Axé!

Ps.:
Sempre que puder e me lembrar, vou colocar significado das palavras em itálico e correspondente com o Ketú, nação mais difundida no Brasil.
Novichê:  vodunsì sem toalha, aquela que não foi iniciada no culto dos Voduns, Jeje Mahin. (Correspondente no Ketú: abiyan)
Hùnkpámè: o mesmo que terreiro, terreno grande (Correspondente no Ketú: Ilê)
Zan: o mesmo que esteira (Correspondente no Ketú: enin / ení)
Vodunsì: Vodun (força, entidade) + sì (mulher, esposa). Aquela que foi iniciada para o Vodun. (Correspondente no Ketú: iyawô)

Um comentário:

  1. Oku Novichê!!

    Parabéns pelo blog e por suas palavras.

    Que Gbèsén lhe ilumine e continue a te dar cada vez mais conhecimentos.

    Acè

    Hùngbónò Charles

    ResponderExcluir